Please reload

Dia da Sobrecarga da Terra

1 Aug 2018

 

Imagine se simplesmente tudo acabasse! Todos os produtos nas lojas, fábricas, supermercados, restaurantes, e que você não tivesse de onde extrair para seu consumo e ou necessidade. Imagina se o oxigênio já não estivesse bom para nos manter vivos e saudáveis. Como viveríamos?

 

Pois estamos caminhando para isso. Os recursos naturais da Terra tem limites!

 

Nesse ano de 2018, hoje, dia 01 de agosto é considerado o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day, em inglês), organização internacional sem fins lucrativos Global Footprint Network (GFN) que calcula esse dado de impacto desde 1969.

 

Nós, seres humanos, já usamos toda a água, energia, minerais e vegetais que o planeta tem capacidade para produzir e ser utilizado no período de 365 dias. Ou seja, este ano, esgotamos nosso orçamento de recursos naturais disponível e agora estamos no vermelho!

 

No ritmo atual que os brasileiros consumem e vivem, precisaríamos ter 1,8 planeta para atender as nossas necessidades. Foram analisadas também as pegadas de carbono de países separadamente. A Austrália aparece pior no ranking, como tendo uma demanda de 5,2 planetas por ano, logo em seguida, estão Estados Unidos, com 5 e o Brasil consta na 13ª posição.

 

Assustador é perceber que o Dia da Sobrecarga da Terra vem a cada ano se acelerando e chegando cada vez mais cedo. Em 1971, foi no dia 21 de dezembro. Isso confirma que a cada ano que se passa, nós todos estamos explorando os recursos naturais do planeta com mais voracidade e sem dar tempo para a Terra recompô-los.

 

“Nosso planeta é finito, mas as possibilidades humanas não são. Viver somente com aquilo que um planeta nos oferece é tecnicamente possível, financeiramente benéfico e nossa única esperança para um futuro próspero.”- Mathis Wackernagel, CEO da Global Footprint Network e co-criador da Pegada Ecológica.

 

Para calcular os valores utilizados e chegar no Dia da Sobrecarga da Terra são comparados o consumo total da humanidade por ano (pegada ecológica) com a capacidade da Terra em regenerar os recursos naturais renováveis por ano (biocapacidade), isso utilizando estatísticas das Nações Unidas.

 

Até quando estaremos vivendo em recursos emprestados de gerações futuras?

Pequenas ações e mudanças de hábito fazem uma grande diferença e todos nós desempenhamos um papel importante na criação de um mundo onde vivemos dentro dos limites da Terra. Entenda as causas, consequências e como podemos mudar.

 

Share on Facebook
Please reload

Voltar para o início