Please reload

Workshop do Guia de Implementação dos ODS

20 Jun 2018

No dia 13 de junho o Sistema FIRJAN promoveu gratuitamente o Workshop do Guia de Implementação dos ODS – SDG Compass, em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global visando capacitar empresas associadas a aplicarem os Objetivos em sua estratégia de negócio.

 

Através do vice-presidente da Federação, Carlos Mariani Bittencourt, foi anunciado o lançamento do Grupo Empresarial FIRJAN ODS, formado pelas empresas Coca-Cola, Enel, Rede Globo e Vale junto também a Rede Brasil do Pacto Global. O grupo se compromete a apoiar e divulgar os 10 princípios do Pacto Global para as empresas fluminenses.

 

O Pacto Global é uma iniciativa da ONU para mobilizar empresas a implementarem diversas práticas sustentáveis visando atingir diretamente o meio ambiente, direitos humanos, combate à corrupção e o trabalho.

 

As tendências e negócios se desenvolvem a cada segundo. Já temos fortes indícios e números de que viveremos ou já vivemos em uma nova economia, com novos valores e hábitos. Se fortalece também a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental incorporada em todos os âmbitos das empresas. Complementando isso, possuímos metas da Agenda 2030 para serem atingidos em conjunto através dos detalhados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS.

 

A edição deste ano abordou o tema “A importância dos ODS na Estratégia de Negócio”, podendo assim contribuir para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro e tentando unir esforços para construir pilares sólidos de negócios em meio à crise.

 

A Somar, como empresa B, possuindo os ODS ancorados e inseridos em seus serviços e metas do core business, e aplicando-os também em seus clientes participou e prestigiou o workshop, podendo somar e agregar em todas as dinâmicas, trocas e cases.

 

Celebramos o Grupo Empresarial FIRJAN ODS e fortalecemos o real valor de utilizarmos tal ferramenta em nossos negócios. Uma gratificante oportunidade de capacitar ainda mais a empresa, alinhar suas estratégias com os ODS, e de solidificamos entre tantas outras empresas o real valor do impacto gerado quando incorporamos devidamente e através de profissionais aptos, todos esses objetivos e metas. Um ganho global, isto é, impactamos positivamente todas as esferas da sustentabilidade, nos âmbitos, social, ambiental e econômico.

 

Um dos pilares destacados com evidência no workshop é a forma de relato e comunicação dos ESG (Environmental, Social and Governance), que permite que as organizações compreendam e gerencie seus impactos de maneira transparente. Tornando esse um processo importante para a empresa que pode passar a atuar de maneira competitiva e ao mesmo tempo contribuir naturalmente com o atingimento dos ODS.

 

Uma economia global sustentável onde organizações podem medir seus desempenhos e impactos econômicos, ambientais, sociais bem como os relacionados à governança, de uma maneira responsável e transparente, já existe. A missão é fazer com que a prática de relatórios de sustentabilidade se torne padrão, fornecendo orientação e suporte para as organizações. E para as corporações o desafio é árduo e longo, porém a união de tais e os valores sustentáveis devem persistir para que possamos disseminar a Agenda 2030 nas demais esferas de governos e sociedade no geral.

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Voltar para o início