Please reload

LOGÍSTICA REVERSA - RETORNA MACHINE, O BEM QUE VOCÊ FAZ SEMPRE VOLTA

14 Dec 2017

 

 Uma das principais preocupações ambientais é o descarte de resíduos pós consumo e o destino errado que podem tomar, afetando o meio ambiente e consequentemente impactando negativamente a vida humana. Por isso, é responsabilidade dos indivíduos e das empresas o envolvimento em iniciativas que possam dar um destino sustentável a esses resíduos. A logística reversa é uma solução para o futuro dos materiais descartados, pois viabiliza a coleta e a restituição desses resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento.

 

 Um dos mais importantes princípios introduzidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS),  Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, é a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, definida pela própria PNRS como o "conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, nos termos desta Lei."


 A logística reversa é uma das formas de incorporar a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. A PNRS define a logística reversa como um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”

 

 A startup de São Paulo Triciclo trouxe para o Brasil, uma solução sustentável de logística reversa, muito conhecida pela Europa e Ásia. A Retorna Machine, uma máquina coletora de reciclagem que reverte embalagens pós consumo, na maioria das vezes de bebida, como garrafas pet, latas de alumínio, longa vida, vidro, entre outras, em créditos e descontos para os consumidores e até em doações para projetos sociais. Todo o material coletado é tratado pela própria Triciclo para envio às cooperativas de catadores de lixo e empresas recicladoras. O lucro dos empresários da startup é proveniente da venda para as recicladoras, do aluguel do equipamento e da publicidade nas máquinas.

 

 Para se cadastrar, primeiramente o usuário deve criar uma conta triciclo pela Retorna Machine no site ou pelo aplicativo Mobile Retorna Machine. O segundo passo é ir até uma das máquinas, tocar no botão indicado e depositar a embalagem no compartimento ao lado da tela. Depois é só atribuir os pontos Triciclo a uma conta Triciclo ou doar os pontos. E por último acessar a conta pelo site ou pele aplicativo para trocar os pontos por benefícios para você ou para quem precisa mais. Embalagens de alumínio depositadas equivalem 15 pontos, de pet 10 pontos, longa vida e de vidro equivalem a 5 pontos triciclo. Empresas como bilhete único, AES Eletropaulo e SaraivaPlus são parceiras. Em um ano de atividade, já foram mais de 1492841 embalagens recolhidas, 40927 de usuários cadastrados, 8634520 de materiais recolhidos e  23 Retorna Machines implantadas.

 

 Apesar da Retorna Machine, por enquanto, estar disponível apenas em São Paulo, a exemplo dela outras iniciativas que tenham como fim o reaproveitamento de materiais, devem ser incentivadas em todas as partes do país. A criatividade e a inovação empresarial são também responsáveis por garantir o equilíbrio ambiental e o futuro da comunidade. A frente sustentável que as empresas tomam agora é fundamental para a preservação de recursos ambientais e pelos impactos positivos  que vão gerar para a sociedade agora e a longo prazo.

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Voltar para o início