Please reload

DIA DE SE DOAR

28 Nov 2017

Entre as possíveis definições para a palavra doação, existem duas mais importantes. Sinônimo de doar: presentear, dadivar, dar, ofertar, oferecer. Também significa dedicar-se a alguma coisa ou alguém: Aplicar-se, consagrar-se, dispor-se, dedicar-se, entregar-se. 

 

Como forma de conscientização, foi criado nos Estados Unidos, em 2012, o Dia da Doação, logo depois da Black Friday, HOJE, 28 DE NOVEMBRO. O movimento que chegou ao Brasil em 2013, tem agregado cada vez mais pessoas que promovem a solidariedade e a cultura da doação no país. Desde que a campanha foi criada pela organização de Nova York, 92y, mais de 35 países já começaram a participar oficialmente.

 

Apesar da mobilização pela hashtag #diadedoar, atualmente é essencial que as grandes e pequenas empresas estejam engajadas com ações sociais. É importante que além dos objetivos financeiros, exista uma preocupação com o bem estar da comunidade  ao redor, intrínseca na cultura do empreendimento, que deve ser praticada todos os dias. Ao doar e apoiar projetos sociais, as empresas estão investindo em uma imagem positiva em relação ao mercado, seus consumidores e concorrentes,  tornando assim mais fortes os laços em relação à sociedade. Mas a imagem positiva tem que vir acompanhada de reais impactos positivos na vida das pessoas.

 

Voltando às definições de Doação, passa a ser um problema quando o sentido de doar fica restrito a dar, a dadivar, sem entrega, sem dedicação e sem aplicação. Ou seja, quando a ação solidária da empresa se torna um assistencialismo, mais uma forma alternativa de lucrar com a imagem de "bonzinho", Todo processo que afeta a vida das pessoas ou do meio ambiente deve ser conduzido com muita responsabilidade, acompanhamento e lado a lado à estátisticas de possíveis impactos a longo prazo.

 

 

Mas e você? Você ou sua empresa já doou hoje?

 

A Zebu mídias sustentáveis, empresa B certificada, concebeu a empresa Mancha, que desenvolve a pesquisa e venda de tintas orgânicas e atóxicas, produzidas com pigmentos, aglutinantes e fixadoras naturais, como açafrão, canela e cacau. A tinta foi pensada para diminuir os danos ambientais decorrentes da indústria gráfica, sem interferir no equilíbrio dos sistemas ecológicos. Até o dia 9 de dezembro você pode apoiar essa iniciativa doando para o crowdfunding da Mancha no Catarse. #tododiaédiadedoar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Voltar para o início