Please reload

POR FAVOR MAIS KARINS

23 Nov 2017

 

 Karin Dreyer desde muito tempo se indigna com resíduos descartados no local indevido. Assim que conheceu o  Zero Waste logo se identificou. O desperdício zero é um estilo de vida que incentiva as pessoas a não produzirem lixo. Durante o ano de 2014 e 2015, Karin colheu diferentes tipos de informações disponíveis sobre as consequências dos resíduos descartados irresponsavelmente na natureza e percebeu a escassez de fontes que se debruçavam sobre o assunto. Aos poucos mudou seus hábitos e percebeu que a melhor forma de disseminar isso era através do exemplo, ou seja, permitindo que outras pessoas vissem no dia a dia dela as vantagens e praticidades de uma vida com menos lixo. Então, em 2016 nasceu o blog Por Favor Menos Lixo, onde Karin compartilha de forma espontânea e bem humorada, o Desperdício Zero no Brasil.

 

 Apenas dicas não eram o suficiente, como ela própria mencionou "a informação precisa andar em conjunto com a sugestão de mudança”. É por isso que Karin não se restringe como uma ativista do meio ambiente, mas se considera uma ativista do questionamento. Em seu blog, levanta questões que tiram as pessoas de suas zonas de conforto. A intenção é que elas possam acompanhar seu raciocínio e se conscientizem de porquê essa mudança de hábitos em busca de uma vida saudável é tão necessária. A autora do blog entende que o mundo está caótico justamente porque as pessoas se acomodaram e pararam de se questionar, e vê o Por Favor Menos Lixo como um estímulo ao "fazer". Para ela, ter acesso a informação é poder fazer escolhas autênticas em relação a qualquer coisa.

 

 "O Por Favor Menos Lixo é conteúdo, ética, coerência e respeito". Sua autora não se considera blogueira e nem digital influencer e faz questão de dizer que não ganha dinheiro, nem vive disso. O blog dá uma visão geral do consumo  e de como deve ser feito o descarte, já o instagram é um espaço reservado por ela para compartilhar sua escolha de hábitos no dia a dia e o facebook é usado para conectar essas duas mídias e divulgar os eventos. Em 1 ano já alcançou 7.000 seguidores sem comprar likes, nem fazer promoções pagas ou sorteios. O plano para 2018 é partir para atividades presenciais, além das palestras que já ministra. A autora também planeja dividir tarefas com voluntários nessa e em outras iniciativas.

 

 Para Karin, a sustentabilidade não é um "favor" à sociedade, mas uma condição primordial que deve guiar a postura e forma de atuar das empresas. A irresponsabilidade causadora do esgotamento dos recursos naturais compromete a existência humana. Ela acredita que você deve ser "sua própria revolução", a mudança necessária, e que cada um tem seu tempo para se conscientizar, mas que o tempo do planeta é um só e cada ajuda significa muito. Apesar da pressão que sofre por ser tão honesta, ela enxerga em seu papel na mudança de hábitos alheia, sua contribuição em vida para um impacto positivo no mundo. E está certíssima!

Share on Facebook
Please reload

Voltar para o início