A PROCLAMAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE

Dia de Proclamação da República é dia de patriotismo. Assim como lutamos muito para deixar a monarquia e nos tornarmos República em 15 de Novembro de 1889, ainda temos muito pelo que lutar. Além dos nossos direitos de cidadãos, também é nosso papel usar a cidadania para cuidar do nosso patrimônio natural. Muitos brasileiros têm tomado a frente no quesito sustentabilidade, são chamados líderes verdes os empreendedores que encontraram em causas sociais e ambientais oportunidades inovadoras de crescer junto com o país.

Conheça 10 histórias de empreendedores sustentáveis no Brasil que vão fazer você sentir orgulho de ser brasileiro:

1 - Matar árvores é assassinato – Zé Claudio

Zé Cláudio Ribeiro vivia na região de Marabá, no Pará, produzindo castanhas de maneira sustentável e resistindo ao boom da construção na Amazônia. Até que a pressão para derrubar essas árvores acabou custando sua vida. Zé Cláudio foi assassinado seis meses após sua palestra.

2 - Casas de Plástico - Joaquim Caracas

Joaquim Caracas é Sócio-Gerente da Protensão Impacto LTDA e Diretor de Pesquisas de Processos e Produtos do Sinduscon-CE. Aliando criatividade, espírito inovador e sustentabilidade, ele inaugurou em 2011, o primeiro Hotel do Mundo feito em plástico 100% reciclado. Hotel Vale das Nuvens em Guaramiranga-CE.

3 - Clima + mobilidade + resíduos + consumo = “e eu com isso?” – Ana e Pedro Avzaradel

Ela, economista e mestre em Planejamento Energético e Ambiental, Gerente de Projetos e Conteúdo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Ele, militante green, mestre em Sociologia e Direito, e doutor da lei dedicado a questões sobre mudanças climáticas, florestas e sociedade de risco. Ana e Pedro Avzaradel subiram ao palco do TEDxRio para falar sobre 4 futuros desafios das metrópoles: mudança climática, mobilidade urbana, descarte de resíduos e consumo consciente.

4 - Uma vida sustentável – Laura de Santis Prada

Laura conseguiu transformar uma fazenda em uma moradia sustentável. Entre outras atitudes, ela e sua família plantam 80% dos alimentos que consomem e abastecem a casa com energia solar.

5 - De Uma Horta em Casa para a Agricultura Urbana – Claudia Visioni


Claudia Visoni é jornalista e ativista ambiental. Ela também é conselheira de meio ambiente da subprefeitura de Pinheiros, coordenadora de trabalho da agricultura urbana e arborização e atua na comissão gestora da lei dos orgânicos na merenda, tudo em São Paulo, capital.

6 - Atelier Sustenta Capão - Bruno Santos

Depois de ter passado por uma fase difícil envolvendo drogas e criminalidade, em 2010 Bruno, que sempre quis ser lixeiro pois achava fantástico o trabalho dos coletores de lixo domiciliar realizou seu sonho de infância e entrou na empresa de coleta. Mais tarde cursou gestão ambiental e desde então vem traçando um grande caminho. Hoje ele é criativista no Ateliê Sustenta Capão.


7 - Água, chuva, esgoto, e meu sonho de nadar no Tietê – Guilherme Castagna

Guilherme é coordenador de projetos da Fluxus Design Ecológico, co-autor da Cartilha “Sustentabilidade em Meios de Hospedagem” do Banco Santander, colaborador da plataforma Cidades Sustentáveis, e proprietário da Livraria Tapioca.Net, dedicada à promoção de títulos voltados à sustentabilidade na prática. Guilherme desenvolve projetos de design ecológico e sustentabilidade em água, incluindo a capacitação de comunidades tradicionais e de baixa renda.

8 - Sustentabilidade e o saber das avós – Ricardo Burg Mlynarz

Ciente da dificuldade em envolver as pessoas com a questão socioambiental, Ricardo faz um convite: viver e significar a sustentabilidade no cotidiano, como um agente que transforma o mundo. É responsável pelo Projeto “A Voz das Avós”, onde o feminino, a sabedoria ancestral e a profunda relação com a Mãe Terra ocupam um papel essencial na construção de um mundo melhor.


9 - Criar Estilos de Vida Sustentáveis – Lala Deheinzelin

Indicada como uma das futuristas top no mundo, destaca-se entre três na América Latina e Central. É considerada uma das 100 mulheres no mundo que estão cocriando a nova sociedade e economia. Futurista, pioneira em Economia Criativa e Colaborativa, Lala que já trabalhou e palestrou em quatro continentes é criadora do movimento Crie Futuro e autora de Desejável Mundo Novo.


10 - Era da Convergência e Relações Ganha, Ganha – Isaac Edington

O diretor presidente do Instituto Eco Desenvolvimento, Isaac Edington, defende a criação de um movimento chamado Nossa Costa Verde, formado por empresas, governo e sociedade civil. A ideia é criar um um conjunto de ações em prol da região em vários frentes, tais como cultura, culinária, turismo, religião, etc.

#empreendedores #sustentabilidade #proclamaçãodarepública #empreendedoresbrasileiros #Brasil #brasileiros #cidadania #direitos #deveres