Please reload

1.º DE NOVEMBRO - DIA MUNDIAL DO VEGANISMO

1 Nov 2017

 

 

 

   Segundo a sociedade vegana da Inglaterra, mais antiga entidade vegana do mundo, mais do que uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais, o veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade.

 

  O Dia Mundial Vegano foi estabelecido em 1994 por Louise Wallis, então presidente da Vegan Society da Inglaterra, que oficializou e cunhou o termo “vegano”.  Louise elegeu o dia 1º de novembro para ser comemorada a data por ser aniversário de 50 anos da Vegan Society, criada em 1944. Em novembro de 1944, Donald Watson convocou uma reunião com outros cinco vegetarianos não lácteos, para discutir dietas vegetarianas não lácteas e estilos de vida.  Apesar de na época,  muitos terem perspectivas semelhantes sobre o assunto, esses seis pioneiros foram os primeiros a encontrar ativamente um novo movimento. O grupo sentiu que era necessária uma nova palavra para descrevê-los; algo mais conciso do que "vegetarianos não lácteos". Eles se estabeleceram em 'vegano', contendo as três primeiras e duas últimas letras de 'vegetariano'.

 

 Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, analisaram os impactos de uma dieta vegana em todo o mundo. O estudo concluiu que, se os países seguissem uma dieta vegana, mais de oito milhões de vidas seriam poupadas até 2050 e as emissões de gases poluentes seriam reduzidas em dois terços, além disso, a economia seria de até US$ 1,4 trilhão por ano. Conforme dados divulgados no documentário Cowspiracy, a dieta vegana economiza diariamente mais de 4 mil litros de água, 20 quilos de grãos e 3 m² de áreas florestais.

 

  Todos os impactos positivos do veganismo se encaixam dentro das medidas que configuram quase metade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Entre eles: 2.º fim da fome através da agricultura sustentável, 3.º boa saúde e bem-estar,  gestão sustentável da água, 8.º crescimento econômico inclusivo e sustentável, 10.º redução da desigualdade social, 13.º combate ás mudanças climáticas e 15.º gestão sustentável de florestas e do ecossistema terrestre como um todo.

 

  A fase inicial de adaptação ao veganismo não costuma ser fácil, além de escassez na variedade de pratos, número menor de estabelecimentos, os veganos e aspirantes à veganos reclamam dos preços altos. Esse tipo de estereótipo de dificuldades em relação à rotina de alimentação vegana já está começando a ser deixado para trás. O restaurante Teva, no Rio de Janeiro é um exemplo disso. O estabelecimento que também funciona como casa noturna, é pioneiro na certificação do sistema B na cidade e traz uma nova proposta, com novas receitas de petiscos e comidas rápidas, saborosas, no mesmo preço que os outros restaurantes ao redor. Muitas comidas são preparadas no próprio estabelecimento e os ingredientes são frescos e quase sempre orgânicos. As empresas do futuro conseguem romper com estereótipos sobre comida vegana enquanto oferecem uma opção sustentável e cool para seus clientes.

 

  Como pode-se notar, veganismo não tem nada de careta, muito pelo contrário. As empresas sustentáveis são responsáveis por uma nova tendência mundial de conscientização e mudança de hábitos. Agora escolhe aí seu jeito de celebrar o mês internacional do veganismo:

 

1 - Organizar um almoço temático vegano no trabalho

2 - Preparar uma noite temática de filme vegano

3 - Realizar uma sessão vegana de degustação para amigos que não são veganos

4 - Aderir e convidar amigos para o desafio do juramento de 30 dias veganos

5 - Fazer uma doação para sua instituição vegana preferida

6 - Fazer parte da divulgação do veganismo

 

 

 

Fonte:

 

http://www.sejavegano.com.br/

https://www.vegansociety.com/about-us/history

https://www.vista-se.com.br/1o-de-novembro-dia-mundial-vegano/

https://www.vista-se.com.br/rio-de-janeiro-ganha-estabelecimento-vegano-misto-de-restaurante-e-bar-com-foco-noturno/

https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-do-veganismo/

https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Voltar para o início