Please reload

SUSTENTABILIDADE NA INDÚSTRIA DE EVENTOS

14 Aug 2017

 

Podemos nomear os eventos como sustentáveis, quando estes se respaldam nas necessidades ambientais, econômicas e sociais dentro da comunidade em que se deparam, visando potencializar o impacto positivo em todos os resultados gerados. Por isso, sugerimos aqui algumas iniciativas que podem ser feitas visando esse propósito.

 

Promover a cultura local é um dos maiores impactos positivos para qualquer tipo de evento. Aspectos regionais como música, culinária, dança, artesanato, fortificam os costumes, as crenças, os valores e linguagens de um local. No âmbito social, espaços para mobilizar, capacitar voluntários e para a realização de ações, ampliam as fronteiras do evento para a sociedade.

 

Os eventos sustentáveis não podem se caracterizar somente pelo formato de executarem uma ideologia de utilização de materiais recicláveis, devem se evidenciar em um contexto geral, priorizando toda a cadeia. Desde a matéria-prima do pequeno produtor, que o valoriza no mercado competitivo, estabelecendo assim a economia familiar, como buscar anular ou minimizar os impactos consideráveis tornando sua atuação em um viés que degrade menos o nosso ecossistema.

 

É fundamental que toda a logística possua inclusão social, esta que gera trabalho e fonte de renda, pois isso envolve uma mudança de comportamento e um olhar diferente sobre o consumo através da capacitação e empoderamento, podendo assim atuar em qualquer nicho.

 

No Brasil o segmento de eventos continua sendo um dos mais promissores e geradores de emprego do país. De acordo com dados de 2015 do SindBufê/MG, em 12 anos o setor de eventos quintuplicou. Sendo 400% nos últimos dez anos, com o crescimento de eventos internacionais no país, passando de 61 para 315 por ano, gerando aproximadamente R$ 16,8 bilhões, segundo a ABRAFESTA, Associação brasileira de eventos sociais.

 

Enquanto na realidade brasileira cresce em ritmo progressivo a indústria de eventos com média de 14% ao ano, de acordo a Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc), os nossos recursos naturais ratificam seus limites por todo o mundo, constatando que se não advir um planejamento e consultoria estratégica dedicada a adaptações com ênfase na economia circular para todo o processo, nada será sustentável.

 

É comprovado que o conjunto de ações sustentáveis, inovadoras e diferenciadas nos eventos realmente realça e conquista a atenção das pessoas perante o mercado, pois essas possuem uma melhor visibilidade e aceitação pelos clientes, sendo um diferencial competitivo, visualizando a sustentabilidade como um investimento, e não um custo. Atualmente a sociedade busca ter e criar novos hábitos, com menos geração de resíduos através do consumo consciente, locais de preservação e alimentos orgânicos por serem mais saudáveis.

 

Tencionando ser menos agressivo ecologicamente, a implementação de inovações sustentáveis em eventos, como por exemplo, o pacote sustentável para eventos – PSE, uma forma que desenvolve e executa soluções que priorizam como pilar o fundamento de perspicuidade em todos os ciclos de atuação, seja na produção da cenografia sustentável, na coleta seletiva com destinação apropriada conforme a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, nos banheiros sustentáveis que geram economia de resíduos e consumo de água, ou com empoderamento e inserção de trabalho de pessoas de uma comunidade de atuação.

 

Eventos que se adéquam as certificações sustentáveis como Aqua (Alta qualidade Ambiental), Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) e Procel Edifica, são de extrema relevância para a valorização da marca, conscientização do seu público alvo, transformação do mercado, resultando em uma inovação e legado para o mercado, propiciando a redução dos danos ao meio ambiente e a desigualdade social.

 

Analise dentro do seu evento como investir em sustentabilidade, seja na logística reversa, utilização de energias renováveis (solar, eólica, etc.), através dos selos e certificações sustentáveis, ou reaproveitando os resíduos, utilizando banheiros sustentáveis, e outras coisas, mas não deixe de investir, pois o grande impacto positivo será concebido diretamente nos clientes, em seu público alvo, tornando-os potenciais ativos de mudança na sociedade como um todo.

 

Share on Facebook
Please reload

Voltar para o início